terça-feira, 16 de agosto de 2011

O PT É BOM DE GOVERNO: Índice de aprovação da presidenta Dilma Rousseff é de 70,2%, aponta pesquisa CNT/Sensus



 Foto: Divulgação
O índice de aprovação da presidente Dilma Rousseff(foto) registrado em agosto pela 111ª Pesquisa CNT/Sensus ficou em 70,2%. 

O levantamento feito entre os dias 7 e 12 deste mês com dois mil entrevistados em todo o país mostra que houve uma separação entre a atuação da presidente e o desempenho do governo, avaliado como ótimo ou bom por 49,2% dos cidadãos pesquisados.

Embora 45,4% dos entrevistados considerem o atual governo pior, 38,1% igual e apenas 11,5% melhor que o governo Lula, a avaliação do desempenho governamental de Dilma ficou próximo aos 48,3% contabilizados por Luiz Inácio Lula da Silva em agosto de 2003, no início do primeiro mandato do ex-presidente.

Na opinião do presidente da Seção de Transporte de Carga da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Flávio Benatti, é cedo para fazer comparações entre os dois governos. "A presidente Dilma está demonstrando uma excelente capacidade administrativa, mas ela não tem o mesmo carisma que o presidente Lula".

Benatti argumentou que a avaliação de Dilma se encontra em um bom patamar, mas é necessário investir em ações sociais e ampliar os investimentos em infraestrutura para tornar o país mais competitivo. 

Para o dirigente da CNT, do ponto de vista da população, "o combate à corrupção é importante, mas não é tudo". 

Entre os entrevistados, 73,2% consideraram que a presidente tem capacidade administrativa e 69,6% reconheceram em Dilma habilidade política para gerir o país.

As denúncias sobre corrupção no governo têm sido acompanhadas por 40,4% das pessoas ouvidas, e as medidas adotadas pela presidente tiveram a aprovação de 79,2% desse grupo de entrevistados. Já o total dos que consideram que a crise no ministério dos transportes afeta a imagem de Dilma chegou a 62,9%.

Conjuntura

A CNT/Sensus mediu fatores conjunturais para a definição do chamado Índice do Cidadão.  A nota de avaliação de fatores como emprego, renda, educação e segurança pública nos últimos seis meses ficou em 49,17. Já as expectativas em relação ao desempenho para os próximos seis meses foi de 72,16.

A pesquisa também mostrou um perfil mais conservador do brasileiro em relação a temas considerados polêmicos. Entre 53,8% e 56,3% dos entrevistados reprovaram propostas como a união civil e a adoção de crianças por casais do mesmo sexo.

Outros 86% se disseram favoráveis à redução da idade penal de 18 para 16 anos e 78,6% foram contra a descriminalização  do uso de drogas.

Uma das novidades da rodada atual foi o levantamento sobre o uso da internet e das mídias sociais: 42,4% dos entrevistados disseram ter acesso à rede mundial de computadores e 39,2% lêem blogs. O acesso ao Twitter é feito por 20,8%;  ao Facebook por 37,4% e ao  Orkut por  64,5%.

Fonte: CNT 

ONDE O PT GOVERNA, DÁ CERTO: Campanha de Vacinação contra Pólio já protegeu 73% das Crianças de Parelhas




Na ultima quinta-feira, dia 11 de agosto, a Prefeitura Municipal de Parelhas, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Só no primeiro dia de ações, mais de 300 crianças foram vacinadas.

Muitas mães levaram seus filhos para a Praça de Eventos, para que além de protegê-los contra doenças, pudessem ter um momento de lazer, com pula-pula, e piscina de bolinhas e palhaços, que alegraram as crianças. Uma prática diferenciada, que segundo o Secretário de Saúde Kleber Diniz, apenas Parelhas, na região do Seridó, promove algo do tipo.

Além da vacinação nos Postos de Saúde do Município, o PSF Boqueirão – Zona Rural II está com um cronograma da campanha de vacinação. A equipe já esteve na comunidade Barra, e no decorrer da semana estará nas comunidades: Várzea do Barro, Quintos de Baixo, Quintos do Meio, Olho d’água do boi, Sitio Cidade, Timbaúba, Boqueirão, Colonos e Sussuarana I e II. Já na Zona Rural I, a equipe do PSF vai atuar nas comunidades do Povoado Santo Antônio, Joazeiro, Cachoeira e Boa Vista.

Já na sexta-feira, dia 12, a campanha contra poliomielite, sarampo, cachumba e rubéola foi iniciada. No sábado, a Secretaria de Saúde executou o DIA “D” da vacinação, que foi o Dia Nacional da 2° Dose.  

A vacinação contra o sarampo se estenderá até o dia 16 de setembro, para crianças de 1 a menores de 7 anos. Os pais devem comparecer aos postos de vacinação, com a caderneta, para preenchimento dos dados.

O balanço feito pela Prefeitura Municipal de Parelhas, através da Secretaria Municipal de Saúde calculou que até agora 73,54% das crianças foram vacinadas contra poliomielite, e 80,96% estão protegidas contra sarampo, cachumba e rubéola.

A meta é atingir os 95%, e está bem próxima de ser alcançada, já que em poucos dias de ação, foram obtidos números consideráveis.

O Secretário de Saúde, Kleber Diniz, revelou dados e fez um apelo a população da zona rural, pela participação na campanha dizendo: “Nós estamos com um bom número de protegidos na zona rural. A ação na Praça da Rodoviária foi muito positiva. Até a sexta-feira, a gente já tinha mais de 400 crianças vacinadas. É importante salientar que a campanha não se encerra. Como na zona rural o acesso é mais difícil, a campanha será prolongada”.

Rafaela Gomes
Coordenadora de Comunicação

Senadores se manifestam no plenário do Senado em favor de ações de Dilma Rousseff contra corrupção



Senadores de vários partidos revezaram-se nesta segunda (15) na tribuna do Senado para discursar em favor de medidas da presidente Dilma Rousseff de combate à corrupção no governo.
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) disse que o objetivo das manifestações é criar um "movimento" de apoio à presidente, que tem sofrido com pressões da própria base aliada.“ Segundo Simon, a sociedade brasileira "quer justiça e ética" no combate às irregularidades.

"Quando começamos o movimento Diretas Já, não éramos mais que meia dúzia [de parlamentares] na Câmara dos Deputados, e conseguimos. Hoje, a sociedade toda quer justiça, ética e dignidade"”, afirmou o senador.

Só no Ministério dos Transportes, 24 servidores foram demitidos ou afastados desde que denúncias de irregularidades tiveram início, no início do mês de julho. Entre os que deixaram o cargo está o ex-ministro e senador Alfredo Nascimento. O PR, partido do senador, já deixou o bloco do governo no Senado e ameaça a deixar o bloco também na Câmara.

Na semana passada, a Operação Voucher, da Polícia Federal, prendeu por suspeitas de irregularidade integrantes da cúpula da pasta, como o secretário-executivo, Frederico da Silva Costa, e um secretário do ministério, o ex-deputado federal Colbert Martins (PMDB-BA).

"É hora de nós empoderarmos a presidente da República para que ela tenha a autonomia política necessária para que implemente essas mudanças e acabe com o fisiologismo político que existe no Congresso Nacional. A presidente tem o poder de interferir nos ministérios quando e sempre que necessário para livrar o país da corrupção", disse a senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS).

O senador Jorge Viana (PT-AC) defendeu as medidas de combate à corrupção, mas destacou que as ações não podem ser cometidas com abuso. “"Que ninguém cometa, se é que foi cometido, abuso. É preferível sofrer injustiça do que cometer uma injustiça. Essa mistura é muito perigosa", assinalou.

O senador Mozarildo Cavalcante (PTB-RR) também subiu à tribuna para manifestar apoio à presidente, e disse que as ações de combate à corrupção devem ser tomadas, independentemente de quem está envolvido. O senador pediu apoio para que o movimento em favor das ações da presidente cresça no Senado.

"A corrupção em qualquer área significa tirar a vida das pessoas [...] Portanto, nós temos sim de ter uma postura clara de quem está a favor da decência e de ter um governo como este que não tem medo de demitir A, B ou C. Temos de fazer este movimento crescer. Aqui no Senado, temos a maioria para dar à presidente Dilma esta tranqüilidade", declarou Cavalcante.

Para o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), "é preciso que neste momento a gente apóie a verdadeira faxina que a presidente Dilma está fazendo na política brasileira".

Em manifestação durante o discurso de Ferraço, Pedro Simon pediu apoio de outras entidades como a Confederação Nacional dos Bispos (CNBB) e a União Nacional dos Estudantes (UNE) para que o movimento de apoio às medidas da presidente tenha mais força.

O senador Pedro Taques (PDT-MT) pediu a criação de uma frente de combate à corrupção. “"Quem rouba o dinheiro público é lixo. É nojento. A corrupção mata. Ela rouba o futuro das crianças. O que queremos é buscar os princípios da República"”, ressaltou o senador.

"Siga em frente, presidente Dilma. Faxina se faz limpando o que há debaixo do tapete", afirmou Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).





Fonte: Portal G1

JOÃO MAIA: "Nosso compromisso é ampliar mais ainda o palanque de Francisco, com nossos aliados"


A independência que o PR terá diante do Governo da presidente Dilma Roussef, não vai atrapalhar os compromissos que o partido tem, com candidaturas petistas nas eleições do próximo ano. A garantia foi dada neste final de semana, pelo deputado federal João Maia, presidente estadual da legenda em reunião que teve com o prefeito de Parelhas, Francisco Medeiros (PT). Francisco esteve em Caicó, na manhã do sábado (13) para prestigiar a filiação do empresário José Rangel ao PDT, e aproveitou para fazer uma visita rápida ao deputado João Maia, na residência de familiares em Caicó.

Estamos satisfeito com a aliança feita pelo PR em Parelhas com o governo de Francisco, prefeito comprometido com seu povo e sua cidade e que vai ter o nosso incondicional apoio no seu projeto de reeleição. O nosso compromisso é ampliar mais ainda o palanque de Francisco, com nossos aliados”.
 FONTE: MARCOS DANTAS

Alunos de escolas municipais de Parelhas se destacam no JERN’S em Currais Novos




A prefeitura de Parelhas investe nos estudantes, contribuindo para a participação deles nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERN’s). A primeira fase começou na semana passada, em Currais Novos.  Até agora já foi investido R$ 5.460 em transporte. Depois, as equipes que se classificarem passam a fazer uma nova grade, de acordo com o dia dos jogos e a demanda.
 
Parte do que é pago também tem a contribuição das escolas. O secretário Carlos Assis revelou o interesse das instituições estudantis pelo destaque nos JERN’s dizendo: “O município poderia muito bem pensar só nas escolas da nossa rede, já que o recurso é direcionado as escolas municipais. Mas a gente faz essa convocação, todos os diretores e professores de Educação Física se interessam para que suas escolas participem”, disse. Além dos JERN’s, os estudantes de Parelhas também se destacaram no Primeiro Campeonato Inter Estadual de Jiu- Jitsu, que aconteceu em Acari. 

Gincana Escolar reúne grande público na praça de eventos



Dia 11 de agosto é Dia do Estudante e a Prefeitura Municipal de Parelhas não poderia deixar de comemorar esta data. Para isso uma atividade especial foi programada. No ultimo sábado, dia 13, aconteceu a Gincana Escolar.

O evento teve mais de duas horas e meia de atividades e competição, que aconteceram na Praça de Eventos do município, onde muita gente foi prestigiar. Entre eles pais dos alunos e comunidade acadêmica.

Seis escolas participaram, duas delas da Rede Municipal - Arnaldo Bezerra e Inácio Miranda - e quatro da Rede Estadual - Mauro Medeiros, EMAR, Felipe Bittencourt e Barão do Rio Branco.

Os alunos destas instituições estudantis tiveram que completar oito provas, e serem julgados por uma mesa, composta por membros da sociedade civil e trabalhadores da área educacional.

Depois de muita festa, a escola da rede Estadual, Dr. Mauro Medeiros foi a vencedora da Gincana Escolar. Os alunos que competiram ganharam kits escolares, além de uma premiação financeira.

Desde já, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação parabeniza todos os que participaram desse grande evento, em especial, os alunos da escola Dr. Mauro Medeiros pela vitória.

Rafaela Gomes
Coordenadora de Comunicação